EM BARBADOS

Surfista de 16 anos morre em onda gerada por furacão

Por Globo Esporte 06/09/2017 - 16:03

ACESSIBILIDADE


Uma das maiores promessas do surfe de Barbados, Zander Venezia morreu nesta terça-feira durante o swell gerado pelo furacão Irma. O surfista de 16 anos surfava uma sessão pesada no perigoso pico de Box by Box, na costa leste da ilha do Caribe, quando sofreu uma vaca e bateu violentamente com a cabeça nos corais. O choque deixou Venezia inconsciente e ele não resistiu aos ferimentos. A suspeita é de fratura no pescoço, porém, as causas da morte não foram confirmadas. O jovem era um dos muitos surfistas que aproveitavam o swell na ilha caribenha.

O irmão do atual campeão mundial John John Florence, Nathan Florence, era um deles. O havaiano voou até Barbados só para surfar o swell e foi um dos primeiros a socorrer Venezia. Ele ajudou a retirá-lo da água e fez as primeiras tentativas para reanimar o surfista local. O pico exige experiência e é de difícil acesso. A direita pesada e rápida, que quebra sobre uma rasa bancada de corais, acabou tornando-se fatal devido à força do mar.

Segundo informou o fotógrafo Jimmy Wilson, o caribenho surfou uma onda com perfeição e desapareceu dos olhos dos que estavam na praia. Pouco tempo depois, a sua prancha foi encontrada boiando no mar. O corpo de Venezia estava submerso. Uma das possibilidades é a de que ele tenha se machucado na fundo ao ser atingido pelas ondas seguintes da série.

- Eu fiz uma foto da sua última onda. Ele não caiu. Não temos certeza do que aconteceu - disse Jimmy Wilson à revista Stab.

Venezia foi encaminhado para um hospital da região, onde foi diagnosticada a morte. A notícia deixou o mundo do surfe de luto. Kelly Slater foi um dos atletas a se manifestar sobre o ocorrido. O surfista de 16 anos sagrou-se campeão de uma competição na Caroline do Norte neste ano e ainda conquistou o troféu da etapa do Rip Curl Grom Search em Outer Banks, nos Estados Unidos.




Encontrou algum erro? Entre em contato